O Bluesky anunciou um novo sistema para encontrar conhecidos na plataforma sem pôr em risco a privacidade.
Nas plataformas sociais já está praticamente implícito que a respectiva app faça todos os possíveis para conseguir aceder à lista de contactos do utilizador para "encontrar os seus amigos". É algo que muitas pessoas permitem sem pensar duas vezes, mas que outras recusam determinantemente por considerarem um extremamente excessivo e abusivo. Agora, o Bluesky propõe uma nova forma de o fazer.
A Bluesky lançou a funcionalidade Find Friends, que permite encontrar pessoas conhecidas na plataforma, mas desta vez dizendo que o faz sem comprometer a privacidade dos utilizadores. O sistema foi desenhado de raiz para manter o foco na privacidade, ao contrário dos métodos usados noutras redes sociais.
Inicialmente o processo é em tudo idêntico ao de outros serviços, sendo necessário verificar o número de telefone, carregar os contactos e activar a funcionalidade. A diferença é que o processo de encontrar contactos só acontece se houver correspondência entre dois utilizadores, ou seja: se ambos tiverem o número do outro guardado - e tiverem ambos activado o Find Friends. Quem não usar esta opção não pode ser encontrado através do número de telefone, mesmo que outros utilizadores tenham o seu número na lista de contactos.
A empresa diz ainda que os dados são guardados sob a forma de hashes combinados e protegidos com chaves de segurança em hardware, tornando a informação muito difícil de reconstruir, mesmo em caso de falha de segurança e roubo de dados.
Embora o sistema continue a depender da confiança do utilizador em partilhar toda a sua lista de contactos, relembre-se que a funcionalidade é totalmente opcional. Nesta fase inicial, o Find Friends está disponível apenas na app móvel e num número reduzido de países, como os EUA, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Holanda, Suécia, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Brasil.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)