Usar o modo ADB em Android via WiFi vai passar a ser menos frustrante - mas ainda será necessário aguardar mais um pouco.
A Google está finalmente a corrigir um dos aspectos mais irritantes do ADB sem fios: as quebras de ligação frequentes e a necessidade de se reactivar a ligação manualmente. Uma melhoria, detectada nas versões mais recentes do Android Canary, faz com que o modo ADB wireless possa ser activado automaticamente sempre que o telefone estiver ligado a uma rede WiFi de confiança.
Até agora, o Android desliga o ADB sem fios após um período de inactividade, obrigando developers e utilizadores avançados a voltar às Opções de Programador ou Definições Rápidas para o reactivar. Apesar de o Android 11 ter simplificado bastante a configuração do ADB sem fios, a fiabilidade continua a ser um problema, com falhas de emparelhamento e quebras de ligação frequentes.
Com esta alteração, o ADB sem fios mantém-se activo enquanto o dispositivo estiver ligado a uma rede de confiança, tornando as ligações muito mais estáveis. Em testes iniciais, os dispositivos voltaram a ligar-se automaticamente sem necessidade de qualquer intervenção por parte do utilizador, eliminando a principal razão pela qual muitos ainda se resignavam a usar um cabo USB para este fim.
O único senão é que, por agora, a funcionalidade apenas está a ser testada nas versões Canary e ainda não há qualquer indicação de quanto poderá ser lançada oficialmente. Resta esperar que isso possa acontecer com a chegada do Android 16 QPR3 lá para Março de 2026.
2025/12/13
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)