Numa altura em que se assiste a um aumento brutal do preço da memória, na China há também lojas que se estão a dedicar a tornar as NVIDIA GeForce RTX 5080 em placas mais capazes para processamento AI, duplicando a sua memória dos habituais 16 GB para 32 GB de VRAM GDDR7.
Estas versões modificadas estão a ganhar popularidade rápida por serem especialmente atractivas para processamento AI, onde a quantidade de memória se torna mais importante do que a potência bruta do GPU. Aparentemente, esta operação usa módulos GDDR7 de 3GB para atingir os 32GB totais, chips que só se esperava ver quando a Nvidia lançasse uma versão "SUPER". Adicionalmente, a intervenção também aplica um ventilador estilo blower, semelhante ao que já foi visto em RTX 4090 modificadas, permitindo lidar melhor com o calor adicional gerado pela memória extra.
Este tipo de hardware está a ser usado sobretudo em ambientes de treino e inferência AI de média escala. Como o acesso a aceleradores profissionais é limitado, muitos utilizadores recorrem a GPUs modificados para obter mais capacidade de memória a um custo significativamente mais baixo.a gpu repair technician in china claimed 5080 32g has already been a thing.
— UNIKO's Hardware 🌏 (@unikoshardware) December 26, 2025
"""
目前5080呢
已經是可以成功改32G了
改32G渦輪
所以後期的拆芯片改渦輪呢
應該是還是會很多的
所以我感覺5080的價格有可能會起飛
"""
bilibili 智强显卡工作室https://t.co/X9ygzxd523 pic.twitter.com/Y6TGUbbsvo
Ainda assim, há um ponto de interrogação importante: a durabilidade. Estas placas operam com limites de potência superiores aos modelos de fábrica, o que pode reduzir a sua fiabilidade a longo prazo. No entanto, para quem procura uma forma imediata de lidar com necessidades de processamento AI local, estas RTX 5080 modificadas tornam-se numa opção tentadora.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)