Um mega-teste pôs à prova a autonomia de 67 automóveis em temperaturas de -25 °C.
Uma equipa do portal automóvel Autohome levou 67 carros eléctricos até Yakeshi, na Mongólia Interior, para um teste extremo de autonomia a temperaturas que chegaram aos -25 °C. O evento tornou-se o maior teste automóvel de inverno alguma vez realizado, conquistando um recorde no Guinness World Records, e colocou à prova veículos que vão desde citadinos baratos a modelos de luxo.
O frio é um inimigo conhecido dos EVs, reduzindo a capacidade das baterias e tornando o carregamento mais lento. Para medir o impacto real, os carros enfrentaram sete testes diferentes, incluindo autonomia até descarregar, velocidade de carregamento, e rapidez do aquecimento do habitáculo. No teste mais importante - a autonomia real - o XPeng P7 AWD ficou em primeiro lugar, conseguindo 53.9% da autonomia anunciada. Seguiram-se o Yangwang U7 da BYD (51.8%) e o Zeekr 001 (49.6%), seguidos do Tesla Model 3 com 48% - o Tesla Model Y AWD conseguiu apenas a 31ª posição, com com 35.2%.
Na eficiência energética, os carros pequenos levaram vantagem. O BYD Seagull foi o mais eficiente com 23.5 kWh / 100 km, enquanto SUVs maiores consumiram mais energia. Curiosamente, o novo Xiaomi YU7 revelou-se ligeiramente mais eficiente do que o Model Y (Xiaomi YU7 com 33.7 kWh, Tesla Model Y com 34.9 kWh), mostrando como os novos fabricantes chineses estão a evoluir rapidamente neste campo.
Já no carregamento em frio intenso, algumas marcas destacaram-se pela positiva. O Avatr 07 precisou de apenas 15 minutos para passar dos 30% aos 80%, metade do tempo necessário peloe Xiaomi YU7 (31 minutos) - ainda assim menos que o Tesla Model Y, que necessitou de 35 minutos.
No geral, o teste mostra que os EVs estão melhor preparados para o inverno do que há alguns anos, mas o frio intenso continua a representar um corte substancial na autonomia. Nesse aspecto podemos dizer que temos bastante sorte, por vivermos num país com temperaturas moderadas que não se aproximam destes valores negativos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)





















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)