Após anos de redes "intermédias" de 2.5 Gbps, temos finalmente placas de 10 Gbps a preço acessível.
A rede ethernet Gigabit que a maioria das pessoas tem - e que em tempos parecia uma velocidade "alucinante" - tem-se mantido como padrão ao longo das últimas décadas. Desde então têm começado a mostrar as suas limitações, numa altura em que até já temos ligações à internet de 10 Gbps a preço barato, ou em que se pode querer transferir backups da nossa colecção de fotos e vídeos com dezenas de gigabytes de um lado para o outro.
Como o custo do material de 10 Gbps era bastante elevado, a solução dos fabricantes tem sido optar por soluções intermédias, com redes de 2.5 Gbps e 5 Gbps, mas esta era está a terminar. Com o novo controlador RTL8127 da Realtek, temos finalmente placas de 10 Gbps a preço aceitável (cerca de 30 euros).
Apesar do seu baixo custo, estas placas proporcionam efectivamente as velocidades prometidas, e fazem-no com um consumo de energia bastante reduzido (cerca de 5W) - o que evita as preocupações de antigamente, de que estas placas aqueciam excessivamente e agradeceriam ventilação activa. Como vantagem final, o facto de usarem apenas um slot PCIe Gen4 x1, o que permite aplicá-las em praticamente qualquer computador.
Está finalmente dado o primeiro passo para fazer com que as redes ethernet de 10 Gbps se tornem tão comuns quanto as de 1 Gbps. Agora só fica a faltar a chegada de switches e routers de 10 Gbps a preço acessível - algo que certamente acontecerá ao longo de 2026.
2025/12/30
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)