Tal como era esperado, o X não vai facilitar a vida ao projecto que pretende reactivar o nome Twitter.
Recentemente falamos das intenções da Operation Bluebird apropriar-se da marca Twitter, com a justificação de que a marca foi abandonada pelo seu novo dono, a X Corp. de Elon Musk. Só que, tal como se imaginava, o processo não irá ser simples.
A empresa de Elon Musk diz que a mudança de nome para X não representa um abandono dos direitos sobre a marca, afirmando que o Twitter nunca deixou de existir e continua a pertencer à X Corp. (isto apesar de, por repetidas vezes, Musk ter dito publicamente que o "Twitter" seria totalmente abandonado. O conflito começou quando a Operation Bluebird pediu às autoridades de marcas dos EUA o cancelamento dos registos "Twitter" e "Tweet", dizendo que a X Corp. abandonou legalmente esses nomes. Em paralelo, a startup apresentou um pedido para registar a marca Twitter e começou a promover um novo serviço através do domínio Twitter.new.
Agora, a X Corp. apressou-se a ajustar os seus termos e condições de modo a "manter o interesse" sobre o Twitter, e relembra que muitos utilizadores continuam a chamar Twitter à plataforma e tweets às publicações (como é o meu caso). A empresa refere ainda que continuam a existir milhões de pessoas que acedem ao serviço através do domínio twitter.com, que agora redirecciona para x.com - o que, segundo a empresa, demonstra que mantém um "uso continuado da marca". A empresa de Musk acusa ainda a Operation Bluebird de querer explorar a boa reputação e o valor comercial do Twitter enquanto marca, ao usar uma imagem, nome e esquema de cores semelhantes. A empresa pede ao tribunal que impeça o uso dessas marcas associadas ao Twitter, invalide o pedido de registo da startup, e atribua indemnizações por infracção de marca.
Com a Operation Bluebird a ser liderada por advogados, sem dúvida que esta será uma batalha que se irá arrastar nos tribunais durante bastante tempo.
2025/12/17
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)