Uma startup chamada Operation Bluebird está a tentar recuperar as marcas registadas "Twitter" e "Tweet", com a justificação de que a X Corp. de Elon Musk as abandonou. Como tal, a empresa apresentou uma petição ao US Patent and Trademark Office (USPTO) para cancelar a propriedade dessas marcas, com o objectivo de as reutilizar numa nova rede social que está a desenvolver.
Neste momento ainda é incerto sobre se este é um projecto "sério" ou apenas uma tentativa de ir buscar alguns milhões fáceis ao X. Até porque a Operation Bluebird é liderada pelos advogados Michael Peroff e Stephen Coates, com este último a ter trabalhado na equipa de marcas do Twitter entre 2014 e 2016. A startup também submeteu um pedido de registo para o nome Twitter, que pretende usar numa nova plataforma chamada Twitter.new - que manterá o aspecto familiar para os antigos utilizadores do Twitter, mas com mais ferramentas de segurança e moderação, incluindo verificação de factos e filtros baseados em AI.
And soon we shall bid adieu to the twitter brand and, gradually, all the birds
— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023
O antigo Twitter passou a chamar-se X em 2023, quando Musk eliminou o nome e o icónico logótipo do pássaro. E desde então que por diversas vezes disse não ter qualquer intenção de usar a marca antiga.
Agora, o projecto pretende aproveitar a lei norte-americana que permite o cancelamento de uma marca se esta não for usada durante três anos consecutivos ou se existir prova clara de que o detentor não pretende voltar a usá-la - algo para o qual poderão usar as próprias declarações de Musk. Uma novela que certamente irá dar que falar ao longo do próximo ano.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)