O modelo AI Z-Image chega ao iPhone através do Draw Things, com resultados surpreendentes.
O mais popular modelo AI de geração de imagens do momento, o Z-Image, já pode ser usado em iPhones e iPads para criar imagens de forma totalmente local sem dependência da cloud, através da app gratuita Draw Things.
A app Draw Things há muito que se tornou conhecida de todos os que desejam gerar imagens AI de forma local nos dispositivos da Apple, permitindo carregar uma série de modelos AI e respectivas afinações LoRA para estilos específicos. A maior condicionante é que, além desses modelos AI poderem ocupar mais de uma dezena de gigabytes (cada), os resultados podiam ficar aquém do desejado, e o tempo para gerar as imagens podia demorar entre vários minutos a várias dezenas de minutos dependendo da resolução escolhida - muito longe dos resultados quase imediatos que se podem obter nos serviços via cloud. Mas, tudo mudou com a chegada do Z-Image Turbo.
O Z-Image Turbo já está disponível para download no Draw Things, e apesar de ser mais compacto (cerca de 4GB), é capaz de gerar imagens com qualidade surpreendente, ao nível dos modelos de topo que temos na cloud. E, ainda mais incrível, é que o faz com uma velocidade literalmente "turbo"!
Enquanto nos outros modelos estava habituado a esperar vários minutos para ver o que aparecia - levando-me a seleccionar uma resolução ultra-reduzida de 128x128 pixeis para agilizar o processo, vendo se valia a pena gastar ainda mais tempo a gerar uma imagem em resolução utilizável - neste modelo fiquei pasmado por ver a imagem a surgir em poucos segundos. Mesmo aumentando a resolução para valores mais modernos, como 640x640, a imagem aparece em poucas dezenas de segundos, tornando o processo incrivelmente rápido - não se podendo esquecer que estamos a falar de correr um modelo AI totalmente offline num smartphone. Mesmo passando-se para a resolução máxima (2048x2048) estamos a falar de menos de 2 minutos por imagem, num iPhone 17 Pro.
Como detalhe adicional, o modelo parece não ter qualquer limitação em termos de censura de nudez, pelo que ficam livres para explorar todo o tipo de criações que seriam automaticamente bloqueadas nos serviços de imagens AI na cloud.
A este ritmo, não é nada descabido que daqui por uns anos se esteja a gerar vídeos AI em tempo real num smartphone.
2025/12/11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)