Na China, uma app que se limita a perguntar se o utilizador está vivo registou popularidade viral - inicialmente chamada "Are You Dead Yet" (死了吗) mas agora passando a ter nome Demumu.
Uma app independente e extremamente simples tornou-se, de forma inesperada, a mais popular da China. Chama-se Are You Dead Yet (死了吗) e faz apenas uma coisa: pede ao utilizador que carregue num botão uma vez por dia. Se não o fizer, após dois dias sem sinal do utilizador a app envia automaticamente um email a um contacto de emergência, pedindo que vá verificar se está tudo bem. A ideia foi suficiente para a colocar no topo das apps pagas da Apple App Store chinesa.
A app foi criada por uma pequena equipa liderada por um programador conhecido apenas como Guo. Segundo o próprio, a intenção foi apostar numa necessidade básica - a segurança - em vez de mais uma app de entretenimento. A combinação entre utilidade real e humor negro conquistou pessoas que vivem sozinhas, ajudando a app a tornar-se viral sem qualquer investimento em publicidade. Sucesso esse que não passou despercebido, Guo diz que já foi contactado por mais de 60 potenciais investidores, com propostas que chegam a vários milhões de yuan. A app começou por custar apenas 1 RMB (€0.12), mas o preço subiu entretanto para 8 RMB (€0.99). Os criadores dizem que o dinheiro arrecadado será usado para desenvolver a plataforma a longo prazo.
Um ponto polémico é que a app, em preparação para a sua expansão internacional, apostou na mudança de nome para "Demumu" (trocadilho com a palavra "morte" em chinês e "Labubu" - os monstros de peluche que também tiveram sucesso viral). Mas, muitos utilizadores têm criticado essa alteração, dizendo que o seu nome original "Are You Dead Yet / Já estás morto?" era um dos seus grandes factores de atração.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)