A ASUS diz ter iniciado uma investigação para determinar o que se passa com os relatos de CPUs AMD Ryzen 7 9800X3D queimados nas suas motherboards AM5.
Apesar de inicialmente ter indicado que não havia nenhum número anormal de reclamações, a ASUS confirmou que está a investigar os relatos de falhas do processador AMD Ryzen 7 9800X3D nas motherboards AM5 da série 800, nomeadamente nos modelos X870 e X870E. Nos últimos dias, vários utilizadores partilharam casos nas redes sociais a relatar CPUs queimados quando usados com placas ASUS desta geração.
Num comunicado oficial, a ASUS diz que iniciou uma análise interna e que está a trabalhar em conjunto com a AMD para validar os casos reportados. Enquanto decorre a investigação, a empresa recomenda que todos os utilizadores actualizem as suas motherboards para a versão mais recente da BIOS, usando ferramentas como o EZ Flash ou o BIOS Flashback.
A ASUS pede ainda que os utilizadores afectados entrem em contacto com o apoio ao cliente (executivecare@asus.com). Apesar de se estar longe de se poder dizer que existe um defeito confirmado, é uma posição bastante mais positiva do que se limitasse a manter em silêncio. De resto, o problema não parece ser exclusivo da ASUS. A ASRock também tem sido associada a relatos semelhantes envolvendo CPUs Ryzen 9000 em boards da série 800. Casos parecidos já tinham surgido no passado com o Ryzen 7 7800X3D, onde picos de tensão SoC foram apontados como possível causa. Embora a taxa de falhas continue a ser considerada baixa - e inferior à de algumas gerações recentes de CPUs Intel - a situação continua sem uma explicação definitiva e a gerar preocupação nos utilizadores.
Ainda por cima, a AMD está prestes a lançar o AMD Ryzen 7 9850X3D, sendo conveniente que a situação fique esclarecida antes que mais utilizadores se arrisquem a passar pela desagradável experiência de verem o seu CPU/Motherboard a largar fumo.



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)