2026/01/21

Elon Musk ameaça comprar Ryanair

Elon Musk tem estado a trocar acusações com o CEO da Ryanair, depois deste ter dito não ter interesse em instalar sistemas Starlink na sua frota.

Como se não bastasse a peixeirada com Sam Altman, Elon Musk ataca em duas frentes ao ameçar comprar a Ryanair para lá colocar um CEO chamado Ryan, depois de uma troca pública de insultos com o CEO da companhia aérea, Michael O’Leary. O comentário surgiu após O’Leary ter rejeitado a instalação da tecnologia Starlink nos aviões da Ryanair, levando Elon Musk a chamar a justificação de "mal informada".

O conflito começou quando O’Leary afirmou que a instalação de antenas Starlink nos cerca de 650 aviões da frota criaria um arrasto adicional de 2%, aumentando a factura anual de combustível em centenas de milhões de euros - custo que não seria comportável - e que não antevê que a maioria dos seus passageiros estivesse disposta a pagar para ter WiFi em voos de curta duração. Musk respondeu no X, com trocas de insultos, dizendo que O’Leary é um "macaco com necessidades especiais", um contabilista que não percebe nada de aviões, e que deveria ser despedido. Musk lançou uma sondagem no X a perguntar se deveria comprar a Ryanair, avaliada em cerca de 30 mil milhões de euros, e colocar alguém chamado Ryan à frente da empresa. Mais de 75% dos quase 900 mil participantes responderam sim.
Mas, parecendo desconhecer que Michael O’Leary é um "personagem" que também não fica calado, este anunciou uma conferência de imprensa na qual anunciou uma mega campanha de "saldos para idiotas como o Musk", com um milhão de lugares desde £16.99.

Apesar da legião de fãs de Musk assistir a isto com grande contentamento, acreditando que Musk poderá efectivamente comprar a Ryanair para demonstrar o seu poder (tal como fez com o Twitter), desta vez as coisas parecem ser mais favoráveis a Michael O’Leary, que diz que Musk é um idiota que desconhece por completo a indústria da aviação - sendo que, desde logo, as regras da União Europeia exigem que companhias aéreas do bloco sejam maioritariamente detidas por cidadãos europeus, o que complicaria qualquer potencial aquisição por Musk.
Ainda assim, Musk tem estado a procurar pessoas chamadas Ryan, dizendo que pode ter uma oportunidade de emrego em breve para elas...


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)