2026/01/05

GNU ddrescue melhora recuperação de dados

O novo GNU ddrescue 1.30 promete facilitar a recuperação de dados de discos avariados.

Embora os backups sejam aquelas coisas que normalmente só se passa a fazer depois de já ser tarde demais (não queiram passar pelo desespero que é ter informação importante, ou décadas de fotos e vídeos da família, num disco que deixa de funcionar), quando o azar acontece há que recorrer a todas as ferramentas possíveis para recuperar os dados.

O GNU ddrescue é uma das ferramentas gratuitas mais usadas para recuperação de dados a partir de discos danificados, e a mais recente versão 1.30 traz melhorias substanciais na recuperação automática de discos com cabeças de leitura avariadas.

A principal novidade está na forma como o ddrescue lida com estes cenários. Num exemplo prático, a nova versão consegue recuperar todos os dados legíveis de um disco de 1 TB com uma cabeça morta após apenas 283 erros de leitura. Na versão 1.29, o mesmo processo exigia superar quase 3.8 milhões de erros, a menos que fossem usados parâmetros avançados ajustados manualmente. Na prática, isto reduz drasticamente a necessidade de conhecimentos técnicos avançados, permitindo que utilizadores menos experientes passem a obter resultados que antes estavam reservados apenas a quem dominava as opções mais complexas da ferramenta.

E agora, antes que tenham que pôr à prova as capacidades do ddrescue, nada como fazer um pequeno investimento e assegurar que a informação importante é mantida a salvo em vários discos e/ou serviços cloud, consoante as preferências. O elemento crítico é que não esteja apenas num único dispositivo. E tendo em conta que se pode arranjar um disco externo de 2TB por menos de 100 euros, é um pequeno valor a pagar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)