2026/01/01

Chaves da PlayStation 5 reveladas por hackers

O ano de 2026 começa com dores de cabeça para a Sony, com a revelação das chaves ROM da PlayStation 5.

Nenhum sistema de protecção dura para sempre (que o digam todos os que, ao longo dos anos, têm tentado escapar à pirataria - sem qualquer sucesso). Agora, temos a divulgação de um conjunto de chaves ROM da PlayStation 5, que pode facilitar futuros jailbreaks. Estas chaves fazem parte da segurança ao nível do hardware e são usadas logo no arranque para validar o bootloader do sistema.

Como as chaves ROM estão fisicamente gravadas no APU da consola, trata-se de um problema que a Sony não poderá corrigir através de uma actualização remota. Se as chaves forem legítimas, poderão ser usadas para desencriptar e analisar o bootloader oficial, ganhando uma compreensão muito mais profunda do processo de arranque da PS5.
Importa sublinhar que esta fuga de informação não significa que vão surgir PS5 desbloqueadas imediatamaente. A consola continua protegida por várias camadas de segurança, e o acesso ao bootloader é apenas uma parte do processo. Ainda assim, o acesso a estas chaves facilitará imensamente a vida para quem estiver interessado em fazer alterações à PS5.

Não é a primeira vez que a Sony enfrenta um cenário destes. A PlayStation 3 ficou famosa por uma falha criptográfica que abriu portas a homebrew e pirataria. Até ao momento, a Sony não comentou o caso, mas a única solução que a Sony tem é fazer alterações de hardware nas futuras revisões da consola - nada podendo fazer a respeito de todas as PS5 já no mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)