2026/01/06

LEGO Smart Play inclui blocos electrónicos inteligentes

A LEGO entra em 2026 com o novo sistema Smart Play, que aposta em blocos LEGO interactivos, com sensores, luzes, e som.

A LEGO não é estranha às construções mais complexas (o LEGO MINDSTORMS há muito que é usado e explorado por crianças e adultos para todo o tipo de coisas), mas desta vez aposta num sistema mais acessível que adiciona interactividade sem necessitar de dotes de programação.

O sistema LEGO Smart Play combina Smart Bricks, Smart Minifigures e Smart Tags. Estas Smart Tags são pequenas peças lisas com identificadores digitais que dizem às outras peças o que devem fazer. Por exemplo, num helicóptero, o Smart Brick pode gerar sons e efeitos de luz que reagem à forma como a criança brinca, graças a sensores de movimento integrados.



Cada Smart Brick inclui um chip minúsculo, além de LEDs, altifalante, acelerómetro, e sensor de cor. A LEGO desenvolveu ainda o BrickNet, um sistema Bluetooth que permite a vários Smart Bricks comunicarem entre si automaticamente - dispensando os tradicionais processos de configuração complicados. A LEGO não refere a autonomia que se pode esperar de cada Smart Brick, mas indica que contam com carregamento wireless (seria perfeito se pudessem usar carregamento Qi standard, mas o mais certo é que precisam de um carregador proprietário) da LEGO.



Os primeiros conjuntos Smart Play chegam em Março e pertencem à colecção Star Wars - Luke's Red Five X-wing, Throne Room Duel, e A-wing - que permitem animar personagens como Luke Skywalker e a Princesa Leia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)