2026/01/07

Micron lança SSD M.2 2230 de 4TB

A Micron revelou os novos SSD 3610, os primeiros SSD PCIe 5.0 com memória QLC, e que conta com uma versão de 4TB em formato M.2 2230.

Numa altura de grande incerteza quanto aos preços dos SSD (com o receio de que sigam a tendência da subida da memória RAM), a Micron revela a nova série 3610, a primeiro a trazer para o mercado SSD PCIe 5.0 com memórias QLC. O grande destaque é a capacidade: até 4TB num formato compacto M.2 2230 de face única, pensado para portáteis ultrafinos, consolas, e dispositivos portáteis.

O 3610 recorre à mais recente memória G9 QLC da Micron, permitindo uma densidade muito superior sem comprometer o desempenho. A empresa aponta para velocidades sequenciais até 11.000 MB/s e uma melhoria de 43% na eficiência energética, o que se traduz em melhor autonomia em equipamentos móveis.
Embora fique abaixo dos SSDs PCIe 5.0 topo de gama da Micron com NAND TLC, o desempenho continua a ser suficiente para tarefas exigentes, incluindo aplicações de AI local, onde facilmente se tem que lidar com modelos com dezenas de gigabytes que precisam de ser acedidos com a máxima velocidade de leitura. Segundo a empresa, o SSD consegue carregar um modelo AI com 20 mil milhões de parâmetros em menos de três segundos.

Falta saber o preço, mas espera-se que possa ser bastante competitivo, tendo em conta o uso de memória QLC e o facto de não ter memória RAM para cache - a Micron opta por usar um nome "caro" HMB (Host Memory Buffer) para tentar disfarçar que a cache é feita pela memória do sistema - tal como acontece com qualquer outro drive.

Ainda relacionado com os SSDs, e sinalizando a chegada de uma nova geração de SSDs PCIe 5.0 mais competitivos, a Phison também demonstrou no CES um protótipo do seu controlador E37T, que atingiu velocidades reais de 14.926 MB/s em leitura e 13.180 MB/s em escrita, usando apenas 2.13W. Isto significa SSDs mais rápidos, com menor consumo e menos aquecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)