O Nova Launcher cumpre com o que se temia, começando a apresentar publicidade nos smartphones Android.
Aquilo que já se temia desde que o Nova Launcher perdeu o seu criador original e passou para as mãos de uma empresa, concretizou-se. O Nova Launcher voltou a mudar de dono, para a empresa sueca Instabridge, mas o ponto problemático é que já começou a apresentar publicidade.
A Instabridge diz que não quer reinventar o Nova Launcher de um dia para o outro, mas admite que precisa de um modelo de negócio sustentável. Entre as opções em cima da mesa estão planos pagos e publicidade na versão gratuita, com a promessa de que o Nova Prime continuará sem anúncios. O problema é que, apesar de a empresa falar disso como sendo planos futuros, alguns utilizadores já começaram a ver publicidade nos seus smartphones.
A versão mais recente, a 8.2.4, inclui código associado a Facebook Ads e Google AdMob, além dos sistemas de analytics já presentes desde que o launcher estava nas mãos da Branch Metrics. Vários utilizadores relataram publicidade tanto no home screen como no app drawer, levantando grandes preocupações. A Instabridge garante que a recolha de dados será mínima e que não vende dados pessoais, mas neste momento parece pouco provável que consigam manter os utilizadores que ainda se mantinham com este launcher.
Para quem ainda usa o Nova Launcher, as opções agora são simples: aceitar as actualizações e o risco de mais anúncios e tracking; ficar numa versão anterior e desligar as actualizações automáticas; ou mudar para o launcher do sistema ou outro launcher alternativo. E com isto, a era do Nova Launcher como launcher de referência para quem queria personalizar o seu Android, chega ao fim.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)