2025/11/01

Nova Launcher recebe actualização inesperada após encerramento

Os resistentes que se mantêm fiéis ao Nova Launcher receberam uma actualização surpresa, mas que parece ser uma versão pronta há mais de um ano.

Um mês depois de parecer ter encerrado definitivamente, o Nova Launcher recebeu uma inesperada actualização - a versão 8.1.3 - através do canal beta da Google Play Store. O popular launcher Android parecia ter chegado ao fim em Setembro, quando o fundador Kevin Barry deixou a Branch Metrics, empresa que o adquiriu em 2022. No entanto, esta actualização reacendeu alguma esperança entre os fãs, de que o projecto possa não estar completamente morto.

A nova versão traz várias melhorias e novas funcionalidades, incluindo compatibilidade com versões mais recentes do Android, personalização de cores no Nova Now, um cartão de permissões apresentado no primeiro arranque, e a possibilidade de guardar e pesquisar o histórico de sugestões web (que pode ser desactivada). Foram ainda actualizados os Cards, com um novo Media Card, Weather Card e Calendar Card, além de melhorias na integração com o Spotify. Mas há um detalhe importante: segundo um dos seus antigos developers, Rob Wainwright, esta actualização tem mais de um ano, relembrando que ninguém da equipa original do Nova Launcher trabalha actualmente na Branch Metrics, e que a maioria destas alterações foi concluída antes da saída da equipa. Wainwright alertou ainda que também não pode ser dada qualquer garantia sobre potencial recolha de dados ou análises associadas à app, deixando as inevitáveis suspeitas a cargo de cada um.
De momento, a versão 8.1.3 está disponível apenas para alguns utilizadores do programa beta da Google Play, e o ficheiro APK ainda não foi publicado no site oficial do Nova Launcher. Embora o lançamento indique algum movimento, o facto de se tratarem de novidades que tinham sido feitas antes da equipa ter saído continua a deixar um panorama incerto para o futuro deste launcher que, em tempos, era o launcher de referência para os smartphones Android.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)