2026/01/06

Nvidia lança "FSD" open-source Alpamayo e faz parceria com a Mercedes

A Nvidia aponta ao eternamente prometido FSD da Tesla, com o seu novo Alpamayo e uma parceria com a Mercedes.

Enquanto a Tesla vai eternamente prometendo o modo FSD 100% autónomo - que, neste momento, após mais de meia década de promessas, continua a ser uma miragem (e já ficou assegurado que não chegará aos carros com HW3) - a Nvidia tira partido dos avanços para propor a sua própria solução.

A proposta da Nvidia é o modelo AI Alpamayo, que é um modelo AI open-source que, à semelhança do sistema da Tesla, utiliza unicamente câmaras para proporcionar sistemas de condução "autónoma". Trata-se se um modelo VLA (vision–language–action) com capacidade de raciocínio semelhante à de um condutor humano, e que supostamente será capaz de lidar com todo o tipo de imprevistos que possam surgir nas estradas.





E para que isto não seja apenas uma daquelas notícias teóricas, a Nvidia já fez uma parceria com a Mercedes, e anunciou que o CLA passará a contar com sistema de assistência à condução de nível 2 baseado nos seus sistemas - o mesmo tipo de capacidade disponibilizado pelo Autopilot "supervisionado" da Tesla, em que o condutor continua a ter que manter atenção permanente sobre o que o carro está a fazer.

Obviamente, são notícias que têm gerado bastante discussão entre os grupo pró/anti Tesla. De um lado, os fãs ferrenhos da Tesla desvalorizam isto, dizendo que é apenas aquilo que a Tesla "já tem há anos", e que a Tesla mantém enorme avanço sobre todos os outros fabricantes. Do outro, os que ridicularizam a Tesla por passar ano após ano a fazer promessas que não cumpre, e que agora comecem a surgir soluções open-source que permitirão a qualquer fabricante "ultrapassar" a Tesla.

Do seu lado, Elon Musk já veio referir que a Nvidia terá os mesmos problemas que a Tesla, de que será facil resolver 99% dos problemas mas que demorará a resolver o 1% final (pela primeira vez parece admitir que a Tesla tem problemas), e que sinceramente deseja a melhor sorte à Nvidia - um desejo que pode estar relacionado com o facto de não poder correr o risco de criar conflitos com Jensen Huang (CEO da Nvidia), de quem continua dependente para obter chips para o seus mega-datacenters AI; pelo menos até que a Tesla comece a produzir os seus próprios chips AI.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)