2026/01/31

Project Genie cria jogos via AI a partir de texto ou fotos

Com o Project Genie os utilizadores podem criar "jogos" instantâneos, com um simples pedido de texto ou até a partir de uma foto.

A Google começou a disponibilizar o Project Genie, uma ferramenta experimental que permite criar e explorar mundos interactivos gerados por AI. O protótipo está a ser lançado para subscritores do Google AI Ultra nos EUA, dando o próximo passo após a apresentação do Genie 3 o ano passado.

O Project Genie baseia-se no conceito de "world models", sistemas AI capazes de simular como os ambientes evoluem e interagem, e como as acções dos utilizadores os afectam. Alimentado pelo Genie 3, em conjunto com o Gemini e o Nano Banana Pro, o protótipo gera o mundo em tempo real à medida que o utilizador se move, em vez de recorrer a cenários estáticos.



A experiência centra-se em três pilares: criação do mundo, exploração e remistura. É possível definir um ambiente com texto ou imagens, escolher a perspectiva e a forma de deslocação, e explorar cenários que se expandem dinamicamente. Os utilizadores podem ainda alterar mundos existentes e exportar pequenos vídeos das suas explorações.

A Google sublinha que se trata de um projeto de investigação em fase inicial. Os mundos podem não ser totalmente realistas, o controlo nem sempre é preciso e as sessões estão limitadas a 60 segundos. Ainda assim, a empresa acredita que o Project Genie será essencial para perceber como os world models podem ser usados em investigação e criatividade, com planos para expandir o acesso a mais países no futuro.

Os exemplos que já começaram a surgir são impressionantes:
O grande problema destes sistemas é a imensa quantidade de recursos de hardware que são necessários para gerar estes vídeos AI interactivos em tempo real, o que complica a sua disponibilização em larga escala. Para referência, uma única imagem AI pode demorar dezenas de segundos a ser gerada em hardware doméstico convencional; para se chegar a um ponto em que se possa gerar vídeo AI em tempo real, teremos que acelerar o processo várias centenas de vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)