2026/01/31

Doombuds corre o Doom em earphones

O Doom continua a levar a criatividade aos limites, agora sendo possível correr o famoso jogo em earphones.

Um novo projecto levou o clássico desafio de correr o Doom em hardware incomum ao limites: correndo o jogo em auriculares Bluetooth. O programador Arin Sarkissian conseguiu pôr Doom a correr num par de earbuds que nem sequer têm capacidade para mostrar gráficos, elevando o conceito de portabilidade a outro nível.

O projecto Doombuds foi desenvolvido especificamente para os PineBuds Pro, tirando partido de serem os únicos auriculares no mercado que utilizam firmware totalmente open source e contam com um SDK mantido pela comunidade. Esta capacidade torna-se essencial para permitir a sua programação, possibilitando coisas que seriam impossíveis nos modelos comerciais.
Adaptar o jogo a um hardware tão limitado exigiu vários compromissos e muitas optimizações. O Doom teve de ser reduzido para caber em apenas 4MB de armazenamento. e correr com menos de 1MB de RAM disponível, obrigando a fazer coisas como cortes nas animações e música. Uma vez que os auriculares não têm ecrã, a solução passa por usar os contactos UART para enviar um stream de vídeo MJPEG comprimido para um servidor web onde as imagens podem ser vistas. O resultado é o Doom a correr em earphones com uma velocidade de 22 a 27 fps, suficiente para uma experiencia "jogáve", especialmente quando se tem em conta o harware em que está a correr.

Quem tiver estes auriculares poderá replicar o projecto. Para quem não tem, é possível experimentar sessões remotas - que estão a correr em earphones físicos reais - na página do projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)