Uma patente da Samsung revela um smartphone dobrável que pode ser dobrado nos dois sentidos.
A Samsung registou uma nova patente que aponta para um telemóvel dobrável em formato "flip" com uma dobradiça de 360 graus, capaz de dobrar o ecrã tanto para dentro como para fora. A patente, encontrada na base de dados da World Intellectual Property Organization (WIPO), inclui esquemas que mostram um único ecrã flexível a envolver o dispositivo.
Ao contrário dos flip atuais, este conceito não parece ter um ecrã exterior dedicado. Em vez disso, o próprio ecrã principal pode dobrar para fora e funcionar como ecrã externo, ou fechar-se para dentro para maior proteção.
Como se pode imaginar, o segredo deste sistema não está no ecrã em si (o ecrã flexível pode dobrar-se para qualquer lado), mas sim no mecanismo da dobradiça. E como tal, os desenhos indicam um mecanismo de dobradiça bastante mais complexo. A dobradiça não fica exactamente ao centro, deixando a parte inferior exposta e permitindo que uma secção do ecrã continue visível mesmo quando o telefone está dobrado para dentro. Nota-se ainda o que parece ser um recorte para a câmara na parte traseira, que se manteria sempre visível quer se tenha o smartphone virado para um lado ou para o outro. E embora a patente seja mostrada num formato "Flip", o mesmo sistema poderia facilmente ser usado num dobrável estilo "Fold".
Como acontece com muitas patentes, não há garantias de que este design chegue ao mercado. Ainda assim, a Samsung costuma apresentar protótipos das suas novas tecnologias de ecrãs em feiras internacionais, pelo que não seria surpreendente ver este conceito de dobragem tornar-se real no futuro, evitando o uso de um ecrã secundário exterior.
Se tal vier a acontecer, deixo desde já a sugestão de um nome para este modelo: Galaxy Z Flip Flop!
2026/01/09
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)