A Tesla volta a gerar polémica depois de Elon Musk anunciar que a empresa tinha iniciado testes de Robotaxi em Austin sem condutor de segurança dentro do carro. A questão é que essa declaração parece não dar todo o contexto, com os Robotaxi a serem seguidos de perto por outro Tesla com funcionários prontos a intervir.
Imagens partilhadas nas redes sociais mostram claramente os Robotaxis a circular acompanhados por veículos negros da Tesla, que funcionam como supervisão móvel caso algo corra mal. Ou seja, ao estilo da manobra de marketing que fez quando deslocou o condutor de segurança para o banco do passageiro (algo sem qualquer vantagem funcional real, apenas dificultando o processo de assumir o controlo do veículo em caso de necessidade), agora faz algo idêntico, passando-o para um carro que segue o veículo.
Isto torna a afirmação de "autonomia não supervisionada" bastante discutível. Autonomia verdadeira significa que o carro consegue operar sozinho, sem qualquer apoio humano imediato. É algo que empresas como a Waymo já fazem há bastante tempo, com milhões de quilómetros percorridos sem carros de acompanhamento. No caso da Tesla, a necessidade de um veículo de apoio mostra que o sistema ainda não está pronto para funcionar sem essa rede de segurança.Just started Tesla Robotaxi drives in Austin with no safety monitor in the car.
— Elon Musk (@elonmusk) January 22, 2026
Congrats to the @Tesla_AI team!
If you’re interested in solving real-world AI, which is likely to lead to AGI imo, join Tesla AI. Solving real-world AI for Optimus will be 100X harder than cars. https://t.co/OnP8gredWD
Ainda assim, as vozes críticas têm estado a aumentar, até entre fãs de longa data da Tesla, devido às repetições constantes das promessas que, ano após ano, continuam por cumprir. E enquanto isso, a Tesla está a remover o Autopilot básico da oferta base (em preparação para o modo FSD apenas por subscrição), fazendo com que os Tesla - até mesmo no Model S de 100 mil euros! - deixem de ter capacidades que estão disponíveis em veículos de segmentos inferiores.
Absolutely insane decision 👎
— Kyle Conner (@itskyleconner) January 23, 2026
A Corolla comes standard with basic lane centering… a Tesla does not
This is a giant middle finger to the customer stretching into what should be a tech-forward EV https://t.co/q6myschjJq
E também não está a cair bem, entre muitos clientes, que Elon Musk tenha voltado a "ameaçar" que a mensalidade do modo FSD irá aumentar à medida que "ficar mais capaz". Isto tendo em conta que muitos deles pagaram pela opção FSD há anos, sem que esta nunca tenha sido disponibilizada com as capacidades anunciadas (condução 100% autónoma, que até permitira ganhar dinheiro com o carro), e tendo já ficado garantido que essa capacidade nunca será possível para os carros com o hardware anterior (que na altura tinha sido assegurado que era suficiente para essa capacidade).After Feb 14th, you will be able to buy a $100,000+ car without lane centering.
— Winston (@TESLA_winston) January 23, 2026
Even a base model Camry has lane centering... pic.twitter.com/NbX9edrA3G
Bem... parece que desde que seja tudo feito na base na "boa vontade" está tudo bem...


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)