2026/01/05

YPlasma mostra ventilação por "plasma" sem partes móveis

A YPlasma diz ter um sistema de arrefecimento sem partes móveis, usando tecnologia de plasma.

A YPlasma vai marcar presença no CES 2026 com uma proposta ambiciosa: portáteis sem ventoinhas. A empresa vai apresentar um sistema de arrefecimento solid-state baseado em plasma DBD (Dielectric Barrier Discharge), uma tecnologia até agora mais comum em contextos científicos e aeroespaciais.

Em vez de ventoinhas tradicionais, a solução da YPlasma recorre a plasma frio para gerar "vento iónico", movimentando o ar sem quaisquer peças móveis. O resultado é um funcionamento praticamente silencioso, cerca de 17 dBA, mas ainda assim capaz de arrefecer portáteis de elevado desempenho, ocupando menos espaço do que um sistema convencional.


Todo o sistema está integrado numa película com apenas 200 microns de espessura, o que pode abrir caminho a portáteis ainda mais finos e a novas soluções de dissipação térmica.

Tentativas anteriores deste tipo de arrefecimento enfrentaram problemas como produção de ozono e desgaste dos eléctrodos. Problemas que a YPlasma diz ter superado, assegurando que a sua solução elimina o ozono e utiliza um design de eléctrodos protegidos, pensados para durar tanto quanto o próprio portátil. Infelizmente, a empresa não revela dados concretos sobre a longevidade do sistema ou os consumos.

Embora nesta fase o foco esteja na aplicação do sistema em portáteis, a sua ambição é que esta tecnologia silenciosa possa chegar a muitas outras áreas onde a necessidade de ventilação sem ventoinhas seja essencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)