2026/02/05

China proíbe puxadores de portas ocultos em 2027

A partir de 2027, os automóveis na China terão que ter puxadores bem visíveis e com actuação mecânica de segurança,

Tal como já tinha sido antecipado o ano passado, a China vai mesmo avançar com legislação sobre os puxadores das portas nos automóveis, para efeitos de maior segurança.

A medida vai proibir puxadores de portas ocultos e embutidos em veículos eléctricos, com entrada em vigor a 1 de Janeiro de 2027. A nova regra visa designs elegantes com actuação eletrónica, popularizados pela Tesla, e que foram replicados por muitas outras marcas. Há anos que especialistas em segurança alertam para os riscos destes puxadores em situações de emergência, sobretudo quando a electrónica do carro falha após um acidente. Casos recentes reforçaram as preocupações, com diversas vítimas que terão morrido em acidentes em que não foi possível abrir as portas de forma rápida - comprovando que estes puxadores podem atrasar a evacuação e o resgate.
A regulamentação passa a exigir libertação mecânica obrigatória, espaço visível para a mão, e identificação clara dos comandos de abertura de portas. Os puxadores não podem ficar totalmente rentes à carroçaria, têm de estar numa posição previsível e continuar funcionais após colisões ou eventos térmicos da bateria. Modelos já em fase avançada de desenvolvimento poderão beneficiar de um período de adaptação adicional de até dois anos.

A medida irá obrigar que muitas marcas reformulem os seus veículos. E com a China a ser o maior mercado mundial de veículos eléctricos, será inevitável que estas alterações se alastrem ao resto do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)