A Tesla vai redesenhar os seus característicos puxadores de porta embutidos, depois de novas normas de segurança na China exigirem alterações. O anúncio foi feito pelo Chief Designer Franz von Holzhausen, revelando que os futuros modelos terão de abandonar os puxadores totalmente electrónicos e escondidos.
As novas regras chinesas, previstas para Julho de 2027, vão obrigar os fabricantes a usar puxadores semi-embutidos ou tradicionais, garantindo sempre um mecanismo mecânico de redundância. A Tesla diz que está a estudar formas de integrar os sistemas electrónicos e mecânicos num único botão, para tornar a abertura mais intuitiva em situações críticas.
Actualmente, do lado de dentro do carro, a Tesla usa a abertura da porta usando um botão electrónico, com alguns modelos a terem a abertura mecânica facilmente acessível através de uma alavanca, mas noutros casos a obrigar que se levante uma tampa e se puxe um cabo - algo que não será fácil de descobrir, ou de usar num cenário de pânico.
Este tema não preocupa apenas os reguladores chineses. A NHTSA, autoridade de segurança rodoviária dos EUA, também está a investigar mais de 140 queixas relacionadas com puxadores de portas da Tesla. O inquérito cobre cerca de 174.000 Model Y de 2021, mas também há relatos em unidades do Model S e do Model 3. As queixas referem que, em caso de falha de energia, as portas podem não abrir de forma imediata, o que levanta sérias preocupações de segurança em emergências.
Também deverá ser uma questão de tempo para que a UE aplique exigências idênticas, fazendo com que as melhorias exigidas pela China acabem por ter que ser aplicadas a nível mundial.Bloomberg's @mattmiller1973 and @HannahElliott speak with Tesla Chief Designer @woodhaus2 about the car's electronic doors for the "Hot Pursuit!" podcast https://t.co/KU6FNDJURT pic.twitter.com/QIIHVwKDVv
— Bloomberg TV (@BloombergTV) September 17, 2025



















E também não esquecer que as portas não abrem quando o puxador está congelado, situação algo frequente em países com neve
ResponderEliminarIsso foi problema há uns 10 anos.... e não afeta apenas a Tesla, afeta todas as marcas com modelos em países de clima muito frio.
EliminarEntretanto já está mais que resolvido.
Pré-aquecimento do espaço interior e forçar abrir a porta pela APP.
Todos os modelos da Tesla têm abertura mecânica fácil nas portas da frente. Têm até um dos melhores e mais fáceis sistemas da indústria.
ResponderEliminarO único problema deles é com as portas de trás cuja abertura mecânica está escondida no fundo do bolso da porta.