2026/02/22

Computadores clássicos disponíveis remotamente via web

Quem quiser revisitar os primórdios da computação tem à disposição 28 sistemas clássicos disponíveis remotamente no browser graças ao Interim Computer Museum.

Se tiverem curiosidade para experimentar sistemas lendários da história da computação, agora podem fazê-lo directamente no browser e de forma gratuita. O Interim Computer Museum (ICM), em parceria com a SDF.org, disponibiliza acesso remoto a 28 sistemas vintage, incluindo mainframes e máquinas icónicas da era ARPANET e dos primórdios do UNIX.

Basta aceder a connect.sdf.org e iniciar sessão com o utilizador "menu" para obter acesso como convidado. A partir daí, pode escolher um dos sistemas disponíveis. Fica o alerta de que, ao selecionar uma opção, se é atirado para a linha de comandos do sistema escolhido - o que pode ser uma viagem nostálgica para uns, mas traumatizante para outros (embora esse seja um desafio que hoje em dia pode facilmente ser superado com a ajuda de um assistente AI).
Entre os destaques está o histórico Multics, criado em 1964 por MIT, GE e Bell Labs, considerado uma das grandes influências do UNIX. Também estão disponíveis sistemas como o TOPS-20, com o icónico prompt "@", e o poderoso CDC 6500, projectado por Seymour Cray para computação científica.

No submenu UNIX, encontra-se o UNIX Version 7 a correr num PDP-11/70 - considerado uma das versões mais importantes do UNIX - a par de outros clássicos como o SunOS 4.1.1 a correr num Sun-3/160, IRIX 6.5 num SGI Indy R5000, Solaris 2.6 num TMS SuperSparc SS20, e o TRU64 5.0 num DEC Alpha 200/166. Segundo a SDF, os sistemas são uma mistura de emulação, hardware híbrido e máquinas reais.

No mínimo, servirá para nos dar uma perspectiva sobre os sistemas actuais, infinitamente superiores em termos de hardware, mas que tanta vezes são desaproveitados por conta dos sistemas operativos cada vez menos optimizados...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)