2026/02/16

Geração iPhone 18 poderá ter apenas eSIM

Numa medida que já se fazia prever há algum tempo, a próxima geração iPhone 18 poderá ditar o fim dos iPhones com cartão SIM tradicional.

Um novo rumor indica que a Apple poderá eliminar definitivamente o slot físico para cartão SIM nos próximos iPhones vendidos na Europa. Segundo informações recentes, os iPhone 18 Pro e iPhone 18 Pro Max deverão ser lançados este Outono apenas com suporte eSIM no mercado europeu.

Actualmente, a Apple já comercializa iPhones exclusivamente com eSIM em 12 mercados, incluindo os Estados Unidos, Japão e México. A expansão para a Europa representaria um passo significativo na estratégia de simplificação de hardware e maior aposta na digitalização das operadoras. A transição para eSIM poderá também trazer benefícios internos. O iPhone 18 Pro Max poderá atingir uma bateria entre 5.100 mAh e 5.200 mAh, aproveitando o espaço anteriormente ocupado pelo módulo físico do SIM - tal como já acontece nos modelos eSIM da geração iPhone 17 Pro.
Pelo lado negativo, o abandono do cartão SIM pode penalizar as pessoas que frequentemente trocam ou alternam de cartões SIM entre dispositivos. Embora o processo de gestão de eSIM tenha melhorado bastante ao longo dos últimos anos, ainda continuam a existir limites que podem causar entraves nesse tipo de situação.

Para este ano espera-se que a Apple altere a fórmula de lançamento dos iPhones, com os modelos Pro e Fold a serem lançados no calendário habitual de Setembro, enquanto o iPhone 18 "normal" e o sucessor do iPhone Air poderão ser adiados para o início de 2027.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)