2026/02/15

Rato Logitech G Pro X2 Superstrike chega com cliques ajustáveis

A Logitech combinou a tecnologia de cliques analógicos e force-feedback para criar o rato Logitech G Pro X2 Superstrike.

A Logitech pode ter redefinido o que esperamos de um rato gaming. O novo Logitech G Pro X2 Superstrike parte da base sólida do Logitech G Pro X Superlight 2 - leve, confortável e com ligação sem fios estável - mas elimina os tradicionais switches mecânicos dos botões principais.

Em vez disso, utiliza sensores magnéticos para registar os cliques e motores hápticos para simular o feedback. O resultado é um nível de personalização total, sendo possível ajustar a distância de actuação (a profundidade necessária para o clique ser registado) e a intensidade do feedback táctil. O ganho em velocidade pode não ser imediatamente perceptível para os utilizadores comuns, mas os jogadores profissionais não lhe têm poupado elogios, dizendo que acelera o seu tempo de resposta em cerca de 20-40ms - o que pode fazer toda a diferença em jogos competitivos.
Ainda assim, os relatos de que o rato é tão bom que tem feito alguns jogadores serem banidos de jogos por suspeita de usarem batotas, são exgerados e ainda não foram confirmados. Um dos casos que se tinha tornado mais mediático já foi esclarecido que nada tinha a ver com o rato e sim com uma suspensão por engano que foi revertida.

Ao estilo do que acontece com os teclados com teclas analógicas magnéticas, esta tecnologia permite que os utilizadores e jogadores possam criar perfis diferentes para jogos e para utilização no desktop, tanto a nível de actuação como da intensidade física. Com o feedback háptico no máximo, os cliques parecem mecânicos e robustos; com intensidade reduzida, tornam-se mais suaves e discretos.

O maior obstáculo será o seu preço (actualmente 181 euros) que se torna pouco apelativo para a maioria das pessoas. Ainda assim, para todos os que já investiram milhares de euros num PC gaming, não deixa de ser um acessório que potencialmente poderão querer juntar ao seu "setup".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)