2013/03/26

As Imagens HiperRealistas do KeyShot

Eu ainda sou do tempo em que podia dizer com segurança que era fã das imagens geradas por computador. Muitas vezes representações bastante grosseiras, com curvas falsificadas à custa de polígonos, e texturas e iluminações que não enganavam ninguém. No entanto, as coisas já evoluíram muito e hoje em dia tornam-se bem mais complicadas.

Por exemplo, na imagem do rosto que acompanha este post, metade da imagem é real, e a outra metade foi gerada por computador (é aconselhável que cliquem nela para a verem na sua resolução total) - e não será imediato dizer qual é qual.

O responsável por estas imagens é o programa KeyShot, e que é responsável por tornar possível muitas das "fotografias" de produtos que vemos nas revistas:




Relógios, automóveis, roupa, joias... há toda uma enormidade de produtos que recorrem a estas imagens digitais para garantir que "nada falha", e que não terão que lidar com um arranhão num super-carro, ou uma partícula de pó que demonstra que um relógio de luxo afinal também se suja como outros.

O realismo que já é possível atingir é surpreendente, e que foi evoluindo dos objectos "mecânicos" para os materiais mais orgânicos (como os tecidos), e que agora permite também criar rostos e pessoas que já ultrapassaram o estranho efeito do "uncanny valley".

Não me parece difícil imaginar que daqui por mais umas décadas, seja completamente possível a qualquer pessoa, no conforto da sua casa, no seu tablet ou nos seus óculos de realidade aumentada, facilmente criar cenas ou filmes digitais usando personagens digitais que se comportarão de forma realista, como se fossem actores "bem mandados" a cumprir as mais ínfimas indicações de um realizador. Por essa altura deverá ser praticamente impossível distinguir uma imagem gerada por computador de uma imagem real; chegando-se mesmo ao nível de poder simular as imperfeições das lentes, sensores de captura de imagem, e todo o tipo de detalhes que por agora são utilizados na análise forense de imagens manipuladas.

É assustador por um lado... mas é também incrivelmente inspirador por outro. Venham de lá os programas que permitem criar estas imagens hiper-realistas, e de preferência... que comecem a ficar a preços mais acessíveis que os que são pedidos por este KeyShot (que começa nos $995).

2 comentários:

  1. à direita, imagem gerada por CGI, à esquerda, imagem real.

    ResponderEliminar
  2. Não é preciso gastar dinheiro num programa para se conseguir imagens foto-realistas. O Blender é gratuito, open-source e consegue fazer o mesmo. Quem tiver oportunidade, venha à Conferência Blender-PT 2013 a realizar já a 6 e 7 de Abril na U. Católica no Porto (http://problender.pt/conf2013 ).
    Aqui fica um exemplo de um modelo de um carro criado pelo Rogério Perdiz, já renderizado por várias pessoas em diferentes locais: http://forum.blender-pt.com/viewtopic.php?id=13

    E já agora, outras imagens criadas no Blender:
    http://cgcookie.com/blender/2013/03/25/top-20-most-loved-blender-images/

    ResponderEliminar