2013/04/19
As Acções em Queda da Apple
Não, não nos transformamos em blog financeiro, mas não deixa de ser motivo de interesse espreitar o que tem acontecido com as acções da Apple. Depois de uma escalada aparentemente sem fim, que fazia alguns analistas prever que as acções poderiam chegar aos $1000 dólares, e depois de terem superado os $700 em Setembro passado - com todo o tipo de comparações com os "investimentos" que melhor teriam sido feitos a comprar acções da Apple em vez de material da Apple - eis que as acções tem estado em queda contínua, e agora aproximam-se de metade desse valor.
São fenómenos estranhos pois... a Apple continua a vender aos milhões, continua a ser a empresa que mais lucro tem mesmo quando vende menor percentagem/volume que os concorrentes, e não há indicadores que façam prever que isso vá mudar em breve. No entanto, isso pouco ou nada tem afectado esta queda inédita que já fez muitos investidores "abandonarem o barco" (e com isso ajudando a que as acções continuem a descer).
Considerando os lucros, este preço baixo faz com que as acções estejam agora no ponto mais baixo de sempre na última década relativamente à "custo/lucro", e que por isso se começam a tornar altamente tentadoras para que os grandes investidores voltem a "atacar", e inverter a tendência - fazendo duplicar o seu investimento em pouco tempo.
Para mim, bolsa é coisa em que se joga bem... retroactivamente. Isto é, daqui por uns meses, se as acções da Apple estiverem novamente na estratosfera, será fácil dizer que era "óbvio" que o momento actual era um bom momento para investir. No entanto... haverá os que o dizem, e haverá aqueles que - mesmo sem o dizer - "falarão" com as suas carteiras. E no final, serão estes últimos a recolher os benefícios.
Mesmo não sendo a nossa área de actuação: que tal são as vossas previsões? As acções da Apple continuaram em queda, ou... acham que irão ressaltar para os valores próximos dos que tinha há alguns meses atrás?
Subscribe to:
Post Comments (Atom)




















http://www.forbes.com/sites/petercohan/2013/02/09/analyst-who-got-apple-right-sets-320-price-target/
ReplyDeleteTudo que sobe...
ReplyDeleteOs últimos produtos da Apple não tem sido fantásticos, e daí talvez a quebra.
ReplyDeleteSe eu tivesse dinheiro para investir agora seria uma excelente oportunidade.
This comment has been removed by the author.
ReplyDeleteEstá a voltar aos preços em que estava quando saiu o iPad 3, para mim foi ultima evolução tecnológica com o écran retina.
ReplyDeleteÉ complicado prever para quem percebe, quanto mais para os leigos. Mas quem acompanha consegue ter pelo menos uma perceção da situação e realmente, com a morte de Steve Jobs, com a falta de inovação, com a concorrência feroz da samsung, sony, htc, com o android a evoluir a passos largos e com o aparecimento do windows 8, e já agora, com os preços elevados dos produtos apple, eu acho que o véu se levantou da empresa da maça e eles vão ter novamente que se esforçar se se querem manter no topo.
ReplyDeleteBasicamente é assim:
ReplyDelete-Em 12/10/2011 a Apple tornou-se a empresa mais valiosa do mundo em valor de mercado (número de ações x cotação)
-Há dois dia atrás a Exxon retomou o primeiro lugar.
Na verdade para mim foi maior surpresa a de 2011, uma "tecnológica" ocupar o primeiro lugar (a Microsoft já lá esteve há umas décas atrás) do que passar para o segundo lugar.
O PER, que mede a relação entre os resultados de uma empresa e a cotação das suas ações indica que as da Apple estão a um preço anormalmente baixo e que seria a altura de comprar. Dia 23 já se conhecem novos resultados.