2013/04/09

Cadeias de TV em Pânico devido a Serviço de Streaming


Há um novo caso que está a pôr em causa os meios tradicionais de difusão e distribuição de canais de televisão. Um serviço chamado Aereo propõe aos seus subscritores o acesso aos canais de televisão que são difundidos gratuitamente, via web. Por cá, seria coisa que não teria muito impacto, pois poucos são os canais que apanhámos via "antena", mas nos EUA a coisa é diferente, com muitos mais canais - alguns dos quais não estão a gostar que outra empresa "revenda" o serviço.

A cadeia de televisão News Corp já ameaçou que deixará de emitir por esta via e ficará disponível apenas em serviços de subscrição por cabo (pagos) caso os tribunais não impeçam o Aereo de continuar a operar - numa primeira fase os tribunais decidiram que o serviço poderia continuar em funcionamento enquanto decorre o processo.

São casos complicados, mas que interessa ver discutidos (embora tal devesse ocorrer fora dos tribunais). Por um lado parece-me injusto que alguém ganhe dinheiro à custa do trabalho dos outros... por outro lado, o Aereo só poderá ser uma ameaça se os próprios canais de televisão souberem que este serviço vai fornecer algo que os espectadores desejam. E se for esse o caso, melhor fariam em disponibilizar serviços oficiais a preços competitivos.

De uma forma ou de outra, o que se avizinha é o fim da "mama" de que os canais por cabo se têm aproveitado, de nos impingir centenas de canais sem interesse quando queremos ver apenas 4 ou 5... se tantos. Nos EUA já começou a chamada "cut the cable", onde os espectadores optam por cortar com o serviço de subscrição de tv por cabo, e passam a usar (e a pagar) exclusivamente serviços que lhes permitem ver unicamente o que querem.

... Quanto tempo demorará até que o mesmo comece a acontecer por cá, contrariando a tendência que esses operadores nos tentam oferecer, do "tudo em um", justificando os preços elevados com a oferta de coisas (como as centenas de canais), ou telefone ilimitado, ou outras coisas a quem muitas pessoas nem sequer darão uso?

8 comentários:

  1. Já até me esqueci quando foi a vez me sentei a frente da tv para ver algum canal e engolir à seco tantas publicidades.

    Hoje vejo apenas programas gravados ou as gravações automáticas do Meo. Isso uma vez por semana talvez.

    Se algum canal deixasse de existir talvez eu nem notaria sua falta.

    Estou sempre a escolher o que vejo no PC, programas alternativos e coisas que jamais veremos na tv.

    Talvez façam como querem fazer a quem compre discos rígidos. Pagar por algo que supostamente iria ver (se ver). Assim, a partir do momento que alguém nasça já começa a pagar por programas que supostamente irá ver (ouvir) e assim continuamos a amamentar essa malta toda... :)

    ResponderEliminar
  2. O Meo Go nao é algo semelhante a este serviço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí já estás a pagar a um operador por cabo. A "comichão" destes está em ser um serviço de alguém que está a retransmitir os canais de TV gratuitos.

      Eliminar
    2. Melhor ai pagas 2 vezes, em casa e no movel !?!?!

      Eliminar
  3. Por cá temos esses gorilas/vigaristas do meo que impediram uma TDT decente em Portugal... ou melhor, a TDT é precisamente aquilo que pretendiam. Desse modo promoveram e muito bem o pacote de canais que estavam interessados em vender, com a agravante de saírem impunes de todo o processo do vigário que montaram, isto já desde 2009 tendo vindo a crescer desde aí muito graças à trapalhada da TDT em Portugal. Infelizmente o então ministro dos transportes e comunicações deu aval a esta prática não defendendo os interesses dos Portugueses. Relativamente à Anacom nem merece comentários com a subscrição por debaixo da mesa das pretensões comerciais da PT.
    Fico triste que mesmo o minimamente exigível não tenha sido cumprido, nem ordenado por nenhuma entidade em prol dos Portugueses, isto é, a emissão da RTP Memória e RTP Informação em canal aberto, canais pagos por todos nós e a serem vendidos em plataformas subscritas!!...
    Decidiram presentear-nos com o Canal Parlamento que ninguém vê, tal como provam as estatísticas e que garante descabidamente à dona que controla a plataforma 400.000 euros anuais...
    Será que algum dia alguém trava este "embuste!" ao serviço dos interesses de uma empresa sem carácter?... Talvez não, infelizmente!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tdt é muita bom, onde estou oiço a voz e 20 seg depois a pessoa mexe a boca ... muito bom mesmo.

      Eliminar
  4. O meu computador já é a minha tv há bastante tempo, o problema em portugal é que nem todos têm Net de jeito sem ser em packs com tv... por isso não podemos cortar na tv, se não também cortamos na net e depois os streams chapeu..

    ResponderEliminar
  5. Não estou a perceber muito bem o valor acrescentado deste serviço Aero. Se os canais que vai pôr em streaming já estão disponíveis gratuitamente "over the air", qual é a vantagem? Se for poder ver os programas on demand às horas que for mais conveniente, então este serviço concorre com as slingboxes e não propriamentes com os operadores...

    ResponderEliminar