2013/04/09

Controlar Animais com o Pensamento


Que vos parece a perspectiva de se poder vir a controlar animais remotamente com o nosso cérebro? Poderá parecer algo pertencente a um qualquer filme de ficção científica, mas que surpreendentemente é algo que se começa a tornar realidade. Investigadores conseguiram colocar uma pessoa a controlar o abanar da cauda de um rato usando o cérebro.

É certo que é ainda um exemplo bastante modesto, mas o princípio que demonstra faz com que se possam contemplar casos muito mais avançados... que eventualmente permitirão o controlo completo de um animal "à distância".

Claro que se torna também assustador pensar que, tal como será possível controlar animais, quem nos diz que não seja possível controlar outras pessoas? Ou, levando a coisa ainda mais longe, que tal invertermos o processo e deixarmos que um ser humano possa ser controlado por um animal?

A brincar a brincar, aquilo que James Cameron nos apresentou em Avatar passa agora a ser uma possibilidade real (com mais umas longas décadas de evolução em cima, claro).

1 comentário:

  1. Lá por casa há um cão que faz o contrário - controla-nos a nós com o pensamento. Não precisa de ladrar nem fazer grandes confusões para conseguir aquilo que quer. (Não, não se chama Gaspar).

    ResponderEliminar