O novo Samsung Galaxy S4 tem um ecrã AMOLED FullHD que impressiona todos os que olharem para ele. No entanto, para aqueles que se interessam com os preciosismos da sua tecnologia de funcionamento, e que o observarem bem de perto, notarão que os efeitos do padrão pentile continuam presentes (embora se tornem inconsequentes a uma distância normal de visualização.)
Mas, mesmo assim... parece haver algo de diferente neste ecrã FullHD do S4, e na verdade há. Em vez do habitual padrão pentile em grelha, desta vez a Samsug optou por uma nova disposição a que chama "Diamond Pixels", onde os subpixeis são formados por losangos (para o vermelho e azul) e pequenos pontos (para os verdes).
A diferença de dimensão de cada subpixels é explicada pelo facto dos verdes terem maior eficiência (e os nossos olhos serem também mais sensíveis a esta cor), enquanto que nos vermelhos - e especialmente nos azuis - é necessária uma área maior para equilibrar a coisa.
padrão RGB à esquerda; pentile tradicional à direita
No entanto, continua a ser um padrão pentile, que "rouba" um subpixel vermelho/azul a cada pixel efectivo, de forma alternada. É uma forma de conseguir "espremer" todos os pixeis numa área de espaço mais reduzido; mas à medida que a tecnologia de fabrico dos ecrãs AMOLED vai evoluindo, imagino que dentro de alguns anos seja desnecessário recorrer a estes tipo de sistema, e se possa ter ecrãs como o que o Samsung utilizou no Galaxy Tab 7.7 (o SuperAMOLED Plus) - ou até com quatro subpixeis (incluindo um subpixel branco) como alguns fabricantes têm feito para aumentar a eficiência (um pouco em linha como as impressoras a cores terem um tinteiro a preto para evitarem gastar todas as outras cores misturadas a produzi-lo).
Estive a brincar com um na FNAC e é... simplesmente fantástico!
ResponderEliminarRectificado... É tanto tab e note e coisa que já nem se sabe qual é qual! :)
ResponderEliminarNão é por nada, mas, como diz o Androidcentral, o S4 de 16 GB devia-se chamar de 8 GB (os disponíveis).
ResponderEliminarPelos vistos nos 8 GB de memória interna já consumidos uma parte é para a gestão do ecrã HD.
(Já o Surface de 64 GB só tem 32 GB utilizáveis.)
"Ah e tal, usa-se um cartão SD e a coisa resolve-se". Não resolve não, porque não se está a falar do mesmo tipo de memória.
Confirmo... o de 16Gb tem só 9.x GB livres. (Para comparação, o Nexus 4 de 16GB tem 12.9GB livres... ou seja, há um diferencial de 3GB a menos - que em parte se poderão explicar por todas as funcionalidades extra que a Samsung adicionou... mas que me parece ser um "exagero" de espaço.)
Eliminar