2013/05/07
Gmail para iOS ganha integração com as Apps do Google
O Google actualizou a sua app do Gmail para iOS, que passa agora a permitir usar as apps do Google instaladas para abrir os links em vez do browser integrado. Quer isto dizer que ao clicarem num link para um vídeo do YouTube poderão saltar para a app do YouTube; ao clicarem num link do Google Maps saltam para a app do Google Maps; e no caso dos links genéricos, podem dar uso ao Chrome.
Confesso que liguei logo todas as opções... mas rapidamente voltei atrás na opção de abrir os links com o Chrome. É que curiosamente, já nos últimos tempos andava a pensar que o Google deveria fazer exactamente o oposto, e implementar no seu Gmail para Android o tipo de funcionamento que existe no Gmail para iOS (relativamente aos links).
É que aquilo que mais gosto no Gmail para iOS é precisamente o facto de ao clicar num link abrir-se a página num browser "integrado", que evita saltar para outra app. No Android, é caso de fazermos "back" para regressar ao Gmail; e no iOS, o Google simulou a coisa adicionando também um botão de regresso ao Gmail que é exibido no Chrome... No entanto, permanece a "quebra" do salto entre apps que - para a minha utilização do gmail quando em mobile - é mais irritante do que o funcionamento com o browser integrado, que abre imediatamente a página dentro do próprio gmail.
Felizmente, é opção... e assim cada um pode escolher conforme preferir... Só gostava era que no Android se pudesse igualmente optar por um funcionamento idêntico, com um browser "integrado" no Gmail.
(Fazendo um pouco mais de futurologia, seria bom se o sistema Android permitisse a umas apps usar partes das outras apps - de forma a que o Gmail pudesse dar uso à janela de browsing gerida pelo Chrome, mas enquanto estivesse dentro da app do Gmail - bem sei a complexidade e as dores de cabeça a nível de segurança que tal coisa implicaria mas... há que ir atirando ideias para o ar. Algumas delas podem acabar por resultar em algo... :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Já agora também podiam ter mexido no interface da app. Não gosto nada daquela apresentação de threads em escadinha que só dá confusão. Só utilizo a app do gmail para fazer buscas, ponto onde bate a app nativa do iOS aos pontos. Quanto ao resto acho a app nativa muito mais elegante e escorreita.
ResponderEliminarEu gosto precisamente pelo "browser integrado" (na app de mail nativa é sempre a "gastar o botão" a fazer duplo clique para regressar ao email depois de ver um link.
EliminarNas threads o que mais me chateia é não poder fazer "unread" só do último email (na app gmail).