2013/05/27

Google Glass vai ter Reconhecimento Facial


Uma empresa vai disponibilizar uma API de reconhecimento facial para o Google Glass, permitindo que qualquer developer a utilize para todo o tipo de situações. Por muito assustador que seja pensar num futuro onde se possa olhar para alguém e ver todas as informações que partilha publicamente na web (como nome, profissão, etc.) é o tipo de coisa que não se torna numa questão de "se", mas sim apenas de "quando".

Embora já se saiba que este tipo de tecnologia poderá ser usada para fins indesejados, há também muitas aplicações que se tornariam possíveis e seriam benéficas. Para além da comodidade de nos apresentar o nome das pessoas (que por si só já seria excelente para todos aqueles que, como eu, têm sempre dificuldade em associar caras e nomes e por vezes ficam naquela situação "estranha" de estar a falar com alguém que sabem que conhecem de algum lado... mas não se recordam do seu nome), imaginem em casos clínicos como pessoas que sofrem de Alzheimer e apreciaram a ajuda contínua de saberem quem são as pessoas, ou no meio de uma multidão passearem a cabeça de um lado para o outro e imediatamente verem "seleccionados" os vossos amigos/familiares/etc.

No entanto, por enquanto há que dar um passo atrás e lidar com a realidade. Este sistema não é assim tão avançado, e por agora obriga a que o utilizador tire uma fotografia, que depois será enviada para reconhecimento, e só depois se obterão resultados. Ou seja... ainda é uma versão bastante "pré-histórica" daquilo que se desejaria. Mas, passo a passo, lá iremos avançado nesse sentido.

Actualização: e o Google já veio dizer que não vai permitir apps com reconhecimento facial nesta altura.

1 comentário:

  1. Eu sinceramente começo cada vez mais a duvidar se alguma vez iremos ver este produto a ser comercializado.

    ResponderEliminar