2013/05/08

Google Relembra Developers iOS que podem usar o Chrome



Bem a propósito do novo Gmail para iOS com integração com as restantes apps da família, o Google relembra os developers iOS de que podem facilmente fazer a ligação com o Chrome nas suas Apps. Vai exactamente de encontro ao que eu estava a dizer... mas infelizmente no sentido que não me atrai muito - num funcionamento "à Android"... embora possa ter alguns pontos positivos (dependendo dos casos).

A vantagem que o Google aponta é que usando esta integração, quando uma app abre um link no Chrome, a app do Chrome passa a ter um botão de retrocesso que permite saltar de volta para a App inicial (comportamente idêntico ao botão de back no Android). E sem dúvida que entre saltar para o Safari no iOS, sem qualquer indicação de onde se veio (e que obriga a sair e voltar a clicar na app original, ou a dar uso ao duplo-clique no botão de home para aceder à lista de apps recentes) ou ter um botão no ecrã que permite isso mesmo... é evidente que a solução do Chrome é mais atractiva.

O problema é que a maioria dos developers em iOS opta por outro método de integração com o browser: a integração directamente dentro da App de uma janela de browsing do Safari. Ou seja, não se chega a sair da app para ter acesso a uma página na web, e torna a experiência ainda mais imediata do que saltar para uma app externa.

Claro que nem sempre isso é desejável: estas janelas de browser integradas por vezes não dão acesso a funcionalidades que existem no browser completo, fazendo com que nalguns casos se dê uso ao "abrir no Safari" para lhes aceder - em cujo caso voltamos ao início, à parte de nesse aspecto ser mais atractivo a solução à Android proposta pelo Google e a integração do Chrome no iOS.

Deixo apenas a dica aos developers... se se forem dar ao trabalho de fazer a integração com o Chrome, então percam mais uns minutos e adicionem também o Opera. Já que mais vezes sinto a falta de ter o Opera como browser mobile integrado nas apps (com a sua compressão de dados, que por vezes nos "salva a vida" quando a rede está a trabalhar a passo de caracol) do que de abrir o Safari ou o Chrome.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)