2013/06/01

Realidade Aumentada mais Interactiva com Gestos no ar


Ainda estamos a dar os primeiros passos na realidade aumentada (e realidade virtual), e as coisas que vão aparecendo não passam de meras curiosidades ou demonstrações que fazem antever o seu real potencial prático no futuro (assim que a tecnologia permitir hardware mais capaz, e for criado software que saiba tirar partido dela em termos práticos e úteis).

Uma das dificuldades que se coloca com equipamentos como óculos de realidade aumentada/virtual é a interacção com as coisas. Não é lá muito agradável vermos algo à frente dos olhos, e continuarmos a ter que depende de botões ou teclas para interagir com ele. O Aether Labs propõe algo muito mais lógico e natural, integrando um sistema de reconhecimento de gestos 3D nuns óculos digitais, e que permite que o utilizador possa interagir directamente com as coisas fazendo gestos no espaço.


Basicamente, temos uns óculos que combinam os micro-ecrãs com um sistema tipo Leap Motion de reconhecimento de gestos.

Mas novamente relembrando que estamos apenas na infância deste tipo de sistemas (se nem num desktop se consegue ainda tirar partido deste tipo de interfaces e sistemas, quanto mais nuns "smartglasses"), por enquanto a coisa não passa de um protótipo. Mas, o que é certo é que nenhum produto final aparece feito por magia, e para que algo deste tipo se possa vir a tornar numa ferramenta comum para qualquer pessoa no futuro, é necessário que existam pessoas dispostas a explorar as suas possibilidades... tal como foi necessário que alguns "gloriosos malucos das máquinas voadoras" se aventurassem nos céus há mais de um século atrás, fazendo com que hoje qualquer pessoa possa voar para qualquer parte do mundo.

Esperemos que no caso da realidade aumentada, não demore tantas décadas para que tal aconteça!

3 comentários:

  1. MAGIA
    O nosso mal é termos visto filmes (e literatura) demais (que exploram a realidade virtual de uma forma demasiado perfeita) onde tudo parece sempre tão fácil e natural…

    REALIDADE
    E depois achamos que qualquer coisa que apareça fora do écran (e da nossa imaginação) é sempre “uma decepção”! É quase como se fossemos viajantes de um futuro distante…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o objectivo é aproximar a realidade da magia. :)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar