2018/02/08

Notícias do dia

Código fonte do boot do iOS revelado online; Google pode estar a preparar consola de jogos via streaming; Backblaze reafirma compromisso em manter backups ilimitados; FakeApp faz melhores efeitos que profissionais de Hollywood; temos em promoção uma action cam 4K a €28; e iOS 11.3 beta 2 chegacom opções da bateria e desactivação do abrandamento nos iPhones.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não se esqueçam que esta semana temos para oferecer três exemplares do livro Python da FCA, escolhido por votação do público.

NEST volta a ser integrada na Google




A dança das letras não pára, e se a criação da Alphabet fazia prever que isso mantivesse as diversas divisões da Google cada uma sob a sua própria alçada, parece que no caso da NEST isso não vai acontecer. A NEST vai deixar de ser uma empresa "independente" e integrar a equipa de hardware da Google.

Manobra que é explicada de forma a permitir uma comunicação mais directa entre as equipas, e também facilitar a convergência e utilização das tecnologias da Google... Vamos lá ver se vai ser para durar, ou se daqui por um ano voltam a mudar de ideias e relançam a NEST como empresa "separada"...


China usa óculos com reconhecimento facial para apanhar suspeitos



Na China, os agentes da autoridade já se podem sentir parte "robocop", pois passam a contar com a assistência de óculos digitais com capacidade para fazer reconhecimento facial e alertá-los sempre que for detectado um suspeito. O sistema tem capacidade para identificar até 10 mil rostos com processamento feito localmente, de forma praticamente instantânea (100ms).

O sistema está a ser posto à prova em Zhengzhou, aproveitando o período de férias na China, em que milhões de chineses aproveitam para regressar à sua terra natal, e já terá ajudado a capturar sete suspeitos em casos importantes e identificar 26 indivíduos que viajavam sob identidade falsa.


Novos emoji para 2018 vêm com ruivas e smileys quentes e frios


Ignorados por uns, adorados por outros, os emoji continuam a crescer de ano para ano. Em 2018, a família volta a crescer e teremos mais de 150 novos emoji disponíveis para ornamentar mensagens sem que seja necessários recorrer a letras, incluindo rostos com cabelo ruivo, smileys com frio e com calor, bandeira de piratas, lagostas, e muitos outros.




Elon Musk continua a desvalorizar o LIDAR



Enquanto praticamente todos os sistemas de carros autónomos apostam no LIDAR (e normalmente em vários), Elon Musk continua a dizer que para os seus Tesla bastarão as câmaras e radares para permitir um modo de condução 100% autónomo - mas também referindo que o tempo poderá vir a demonstrar que ele está errado, embora ele ache que não.

O que é certo é que a Tesla já faltou ao prometido, pois tinha dito que os seus veículos teriam capacidade de fazer uma viagem "de costa a costa" nos EUA ainda antes do final de 2017, e isso não aconteceu. Agora, dizem que isso será feito dentro dos próximos 6 meses, graças a um conjunto de melhorias que chegará numa próxima actualização do Autopilot.

Enquanto isso, vai tendo prejuízos recorde...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

3 comentários:

  1. Miguel, acho que isto é capaz de merecer destaque aqui neste blogue:
    https://www.jn.pt/opiniao/pedro-ivo-carvalho/interior/o-escravo-eletronico-9102421.html

    https://www.theguardian.com/technology/2018/jan/31/amazon-warehouse-wristband-tracking

    ResponderEliminar