2018/02/24

Transmissão LoRa bate recorde com 71 mil km


Quem se interessa por comunicações wireless já terá ouvido falar desta LoRa, mas provavelmente ainda não saberá que foi recentemente batido o recorde de distância destas transmissões.

A LoRa é uma tecnologia de modulação de sinal usada em redes LPWA (Low-Power Wide-Area) e frequentemente usada por produtos "IoT". Por exemplo, seria um sistema de comunicação adequado para contadores de electricidade ou de outros consumos, ou uma rede de sensores de temperatura distribuídos por uma área geográfica alargada, etc. etc.

A distância entre nós da rede normalmente fica-se entre os 1000 e 2000 metros em situações normais, mas o ano passado houve quem se desse ao trabalho de elevar um destes módulos de comunicação num balão até à estratosfera, conseguindo fazer uma comunicação com outro módulo a 702km de distância. Foi um recorde fantástico, mas que agora foi trucidado... em parte.

É que ao contrário desse anterior recorde, que usou o hardware LoRa habitual, este novo recorde de 71572km apenas usou a tecnologia de modulação de sinal, sendo utilizado uma antena de 5 metros para enviar o sinal para um satélite, que depois o reenviou para o destino. Não é portanto uma comparação directa justa com os recordes de distância terrestres, mas que demonstra que a "base" das comunicações LoRa são eficientes e bastante resistentes a interferências, que foi precisamente o motivo que os levou a optar pelos chips LoRa, que possibilitam criar receptores de sinal satélite com antenas reduzidas, mas ainda assim capazes de receber até 100Kb/s, o que abre as portas a diversos serviços de streaming (até mesmo televisão "low-def") com largura de banda reduzida.

... Lembrem-se disso, da próxima vez que estiverem a reclamar que o sinal WiFi do router na sala não chega ao quarto... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)