2023/06/14

REN quer carregar carros eléctricos via Muita Alta Tensão

A REN que evitar as perdas de conversão e permitir o carregamento de carros eléctricos directamente a partir das linhas de muito alta tensão.

São poucas as pessoas que se preocupam com todos os passos de transformação que a electricidade passa desde que é produzida, distribuída, e chega às nossas casas. No entanto, também não é preciso grande esforço para reparar que existe uma série de postes "grandes" a atravessar o país, e que são a infraestrutura fundamental para essa distribuição de electricidade de muita alta tensão.

Com o projecto Speed-E da REN (Redes Energéticas Nacionais), a ideia é tirar partido dos 9500 km de linhas de muita alta tensão existentes no nosso país, para proporcionar um acesso directo de postos de carregamentos a essa fonte de energia. Esses postos de carregamento poderão estar localizados a até 300 metros de distância de uma dessas linhas, o que permite uma grande versatilidade em termos de instalações, e que ultrapassa muitas das condicionantes que existem em termos de acesso a potências elevadas quando se trata de criar postos de carregamento em zonas urbanas.

Mais do que semear o medo de que as redes "não aguentam" com a transição para os carros eléctricos, esta é apenas uma das propostas que demonstra que as soluções existem desde que haja vontade de as procurar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)