Para o Android 15 a Google está a preparar uma melhor experiência do modo desktop que o aproxima dos sistemas operativos tradicionais.
Quando se fala em usar o smartphone Android com um monitor, teclado e rato, a maioria das pessoas naturalmente pensa em soluções de fabricantes como o DeX da Samsung. Mas a verdade é que o Android tem um modo desktop desde o Android 10, e que tem vindo a melhorar lentamente, e que no próximo Android 15 poderá finalmente atingir um ponto em que se torne de utilização funcional.
Numa das mais recentes versões beta já se pode ver o que a Google está a preparar, com um modo desktop que adiciona uma barra de título às apps e que permite movimentá-las e redimensioná-las ao estilo do que se faz nos sistemas operativos desktop.
O sistema também permite o rápido posicionamento das apps em modo lado-a-lado arrastando a app para as bordas do ecrã.
Com isto a chegar numa altura em que o Windows começa a fazer mais pressão na transição para os chips ARM (para responder à Apple e o seu macOS nos chips M), será que poderemos ver uma oportunidade para o Android se poder vir a tornar num sistema operativo alternativo neste segmento de mercado? Penso que não haveria falta de pessoas que estariam interessadas em abdicar do PC tradicional se pudessem usar o seu smartphone para o mesmo efeito.
2024/04/08
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)