2024/06/30

EUMETSAT troca Ariane 6 por Falcon 9 da SpaceX

A EUMETSAT optou por fazer o lançamento do mais avançado satélite meteorológico europeu usando a SpaceX em vez do novo Ariane 6.

Numa opção inesperada, a EUMETSAT, a entidade europeia responsável pelos satélites meteorológicos, decidiu lançar o seu satélite MTG-S1 no foguete Falcon 9 da SpaceX em vez do novo Ariane 6 europeu. Esta decisão, anunciada esta semana, é motivada por "circunstâncias excepcionais" e visa um lançamento bem-sucedido em 2025, apesar da preferência da organização por parceiros de lançamento europeus.

A escolha de mudar para o Falcon 9 surge poucos dias antes do primeiro lançamento do novo Ariane 6, cujos atrasos já obrigaram a que várias missões tivessem que recorrer à SpaceX. Esta situação é particularmente embaraçosa para os responsáveis pelos lançamentos europeus, que foram pioneiros na indústria de lançamentos espaciais comerciais com os primeiros foguetes Ariane. Mas desde então, a Ariane tem sido incapaz de se ajustar à nova realidade dos lançamentos rápidos e a custo reduzido proporcionados pelo sistema de foguetes reutilizáveis da SpaceX.

A EUMETSAT continua a assegurar o seu compromisso de preferir recorrer a empresas europeias, mas com todos os atrasos do Ariane 6, que para este satélite em órbita geoestacionária teria que recorrer a uma versão ainda mais potente do Ariane 6 com boosters adicionais, parece ter preferido escolher a opção mais segura.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)