2024/06/24

Vision Pro "barato" precisará de iPhone ou Mac

Os próximos óculos VR da Apple podem precisar de ligação a um iPhone ou Mac, e ter menor campo de visão.

Começam a surgir mais detalhes sobre os futuros óculos VR mais baratos da Apple - onde "barato" será sempre um termo relativo. Recentemente surgiram notícas de que a Apple teria suspendido por completo o desenvolvimento dos Vision Pro 2, em vez disso direccionando todos os recursos para a criação de uns óculos VR mais baratos que poderão chegar ao mercado no final do próximo ano (2025). A ideia será lançar uns óculos que, em vez de custarem mais de 4000 dólares, poderão chegar ao mercado com um preço de 1600 dólares, o mesmo patamar de preço que já se paga por um iPhone de gama alta.

Para conseguir esse objectivo, a Apple poderá dispensar muita da electrónica presente nos Vision Pro, deixando o processamento a cargo de um iPhone ou Mac, que ficaria ligado por cabo aos óculos - os Vision Pro já usam cabo ligado à bateria, pelo que a diferença não seria significativa; além de que, a esmagadora maioria dos interessados nesses óculos já terá um iPhone, iPad, ou Mac. Potencialmente mais problemático, estes óculos económicos poderão ter um campo de visão mais reduzido que os Vision Pro, e isso sim, prejudica directamente a experiência de imersão.
Apesar dos Vision Pro serem associados a uma experiência VR/XR de referência, não têm um campo de visão particularmente alargado, ficando atrás de modelos como os Meta Quest 3 substancialmente mais baratos. Se a Apple reduzir ainda mais o campo de visão para poupar dinheiro, poderá dificultar o crescimento da sua plataforma XR entre os entusiastas destas tecnologias. Adicionalmente, se a Meta e outras empresas conseguem criar esses campos de visão mais alargados, não há desculpas para que a Apple também não o consiga fazer.

No final, tudo irá depender de um variado conjunto de factores, não só o preço e capacidades técnicas, mas também o tipo de apps e experiências que estarão disponíveis. Tanto nos Vision Pro como em óculos como os PS VR2, existem muitos utilizadores que acabam por os encostar depois de ter passado o efeito "novidade", por não sentirem que são suficientemente práticos ou por não terem apps / jogos que justifiquem o seu uso frequente. Esse será o verdadeiro desafio para a Apple, arranjar forma de justificar que o preço pago pelos seus óculos se justifica face ao uso que lhes será dado. Muitos dos seus clientes estão dispostos a pagar mais de 1000 euros por um iPhone, mas sendo algo que poderão utilizar várias horas por dia, todos os dias. Pagar 4 mil, ou 2 mil euros, por uns óculos que se usem "de vez em quando", é algo completamente diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)