2024/09/16

Android prepara redimensionamento de janelas "à Windows"

A Google está a testar uma nova funcionalidade para tablets Android chamada "desktop windowing", que permitirá aos utilizadores redimensionar e organizar livremente as apps no ecrã ao estilo dos sistemas desktop.

Actualmente a ser testada como funcionalidade antecipada para developers, o desktop windowing visa facilitar o multitasking nos dispositivos Android com ecrãs de grande dimensão, permitindo abrir várias janelas e controlar o seu tamanho e posição. Semelhante ao modo DeX da Samsung, esta actualização cria uma experiência mais próxima de um ambiente de trabalho desktop para os tablets Android.

Actualmente, os tablets Android abrem as app em modo de ecrã inteiro, mas também permitindo colocar apps lado a lado. Com o desktop windowing activado, as aplicações aparecem em janelas individuais, com controlos para reposicionar, maximizar ou fechar as mesmas. Uma barra de tarefas também aparece no fundo do ecrã, facilitando a troca entre as apps activas.
Os utilizadores poderão activar esta funcionalidade ao pressionar e segurar a barra da janela no topo do ecrã ou utilizar um atalho de teclado. A Google também assegurou que as aplicações bloqueadas no modo retrato continuarão a ser redimensionáveis, embora algumas possam ser apresentar alguns problemas se não tiverem sido optimizadas para esta função.

A funcionalidade "desktop windowing" está actualmente disponível na Android 15 QPR1 Beta 2 para Pixel Tablets, não se sabendo ainda se depois dos tablets a Google a planeia fazer chegar aos dobráveis como o Pixel 9 Pro Fold.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)