2024/10/15

FIDO facilita transferência de Passkeys entre apps

A FIDO Alliance anunciou novas especificações que permitirão aos utilizadores importar e exportar as suas passkeys entre diferentes plataformas. Esta novidade dará mais flexibilidade aos utilizadores, resolvendo a limitação actual em que as passkeys ficam presas a aplicações ou ecossistemas específicos.

As passkeys, que foram introduzidas há dois anos como uma alternativa mais segura às palavras-passe tradicionais, estão prestes a ficar ainda melhores. Actualmente, uma das suas falhas, é a de que não existe uma forma fácil de transferir passkeys guardadas num gestor de palavras-passe, como a app Passwords da Apple, para outro, como o 1Password. No entanto, as novas especificações da FIDO vão alterar isso com a introdução do Credential Exchange Protocol (CXP) e do Credential Exchange Format (CXF). Estes formatos não se aplicarão apenas às passkeys, mas também a outros tipos de credenciais, oferecendo uma forma segura de transferi-las entre plataformas.

Ao contrário dos ficheiros CSV, que são menos seguros e ainda utilizados por muitos gestores de palavras-passe para exportar dados, os novos formatos serão encriptados, garantindo a protecção das credenciais durante a transferência. Várias empresas, como a 1Password, Dashlane, Bitwarden, NordPass e Google, já participaram no desenvolvimento destas novas especificações e comprometeram-se a suportá-las, devendo em breve isso fazer-se sentir nas respectivas apps e serviços.

Embora a Apple ainda não tenha comentado estas novas alterações, uma vez que faz parte da FIDO Alliance e foi uma das primeiras empresas a adoptar as passkeys em 2022 com o iOS 16, espera-se que também esteja na linha da frente na adopção desta nova funcionalidade, adicionado opções de importação e exportação de passkeys na sua app Passwords.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)