2024/11/09

Microsoft adiciona AI ao Notepad e Paint

A Microsoft está a adicionar funcionalidades AI a algumas das suas apps mais básicas, o Notepad e o Paint.

O Notepad / Bloco de Notas, o editor de texto simples que existe desde 1983, está a receber nova funcionalidade chamada "Rewrite", por agora lançada para os Windows Insiders. Esta ferramenta permite que os utilizadores usem AI para reescrever frases, ajustar o tom e alterar o comprimento do seu conteúdo, permitindo resumir ou expandir uma selecção de texto. Os Windows Insiders podem experimentar o Rewrite ao selecionar o texto no Bloco de Notas, clicar com o botão direito e escolher a opção Rewrite. O Bloco de Notas sugere então três versões diferentes do texto selecionado, facilitando o ajuste do conteúdo com apenas alguns cliques. Como esta funcionalidade é baseada na cloud, os utilizadores terão obrigatoriamente de iniciar sessão com a sua conta Microsoft para a poderem utilizar, e por agora fica também limitado a utilizadores nos EUA, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Alemanha.
Mas as capacidades AI não se ficam pelo texto, com a MS a testar também as capacidades AI no Paint. A funcionalidade Generative Fill permite adicionar novos elementos a imagens através de uma descrição, enquanto o Generative Erase permite remover partes de uma imagem e preencher o espaço vazio de forma "imperceptível". Estas funcionalidades foram apresentadas no mês passado e agora os Insiders com PCs Copilot Plus podem experimentar o Generative Fill, enquanto o Generative Erase está aberto a todos os Insiders.

Estas novidades poderão não agradar a todos, principalmente aos que prefeririam que estas apps básicas da Microsoft se mantivessem "básicas", mas acaba por ser consequência da era "AI" em que a MS tem apostado fortemente, procurando evitar erros do passado de se ter deixado ficar para trás e perdido a oportunidade, como aconteceu com os Windows Phone face aos iPhones e Androids.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)