A Stellantis revelou a sua nova plataforma STLA Frame, concebida para camionetas e SUVs eléctricos de grande dimensão, que oferece até 805 km de autonomia.
Em vez de apostar a 100% nos BEVs (puramente eléctricos com bateria), a Stellantis aposta na versatilidade. A STLA Frame suporta todos os tipos de motorização, dos eléctricos puro (EV) aos eléctricos com extensão de autonomia (EREV - com motor a combustão a servir como gerador), passando pelos híbridos (HEV), modelos puramente a combustão interna (ICE), e até modelos a hidrogénio.
Um dos destaques é a sua autonomia alvo de até 805 km, eliminando preocupações comuns relacionadas com a autonomia dos EVs (até 1100 nos EREV). Isto é possível graças ao suporte para baterias com refrigeração líquida e que podem ter capacidade de 159 kWh a mais de 200 kWh, integradas no centro da plataforma. A carga rápida de 350 kW permite adicionar até 161 km de autonomia em apenas 10 minutos.
A plataforma também foi projectada para tarefas pesadas, oferecendo uma capacidade de reboque até 6.350 kg e uma carga útil de 1.225 kg. Inclui ainda carregamento bidireccional, podendo alimentar uma casa ou devolver energia à rede. O primeiro modelo a utilizar esta plataforma será a Ram 1500 REV eléctrica, com lançamento agendado para o início de 2025.
Posteriormente, deverá ser aplicada em muitos outros modelos de marcas do grupo, que incluem a Fiat, Citroën, Opel, Peugeot, Alfa Romeo, Jeep, e outras.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)