Este projecto mostra como se pode usar uma webcam e uma objectiva para criar um microscópio de longa distância.
Quem sentir fascínio - ou tiver necessidade prática - de ver coisas diminutas com grande definição e detalhe, pode criar o seu próprio vídeo-microscópio de secretária usando peças comuns.
Tradicionalmente, os microscópios ficam com as suas lentes bem perto do objecto a ver, o que dificulta a sua manipulação. Neste caso não temos esse problema, pois este microscópio pode ter a câmara e objectiva a várias dezenas de centímetros do objecto a ver, permitindo realizar todo o tipo de operações, como soldar componentes electrónicos numa placa, etc.
Os componentes acabam por ser bastante básicos e comuns, consistindo numa webcam e numa objectiva que é usada de forma invertida - relembrando-nos como muitas das coisas no nosso mundo podem funcionar "ao contrário". Habitualmente, a objectiva de uma câmara capta um campo de visão alargado e foca-o numa área pequena (do sensor de imagem, ou película) - mas se a usarmos ao contrário, faz com que uma pequena área seja focada numa área bastante alargada, funcionando como uma lente de aumento.
A maioria das peças de adaptação é impressa em 3D, e temos apenas mais alguns elementos para lidar com a iluminação (que será conveniente ter mas não precisa ser exactamente o sistema que apresentado). No final, ficamos com uma câmara que nos pode "poupar a vista", revelando todo os ínfimos detalhes sem que se tenha que ter uma câmara encostada ao produto a ver.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)