2024/12/17

Nvidia App abranda jogos até 15%

A Nvidia mudou recentemente dos seus drivers tradicionais no Windows e o GeForce Experience para uma app integrada, mas o seu uso tem impacto negativo nos jogos, podendo reduzir o framerate em até 15%.

Depois das queixas de vários utilizadores, testes recentes confirma que a nova Nvidia App, incluída nos últimos drivers, pode reduzir o desempenho em jogos até 15% em alguns casos. A aplicação substitui o GeForce Experience (GFE), agora descontinuado, mas parece causar quedas significativas no framerate. Com os drivers 566.36, o GFE foi oficialmente removido, deixando aos utilizadores a escolha de usar a Nvidia App ou evitá-la, se quiserem o máximo desempenho.

Nos testes com uma RTX 4060 em cinco jogos, as quedas variaram entre 2% e 12%. O maior impacto foi em Assassin's Creed Mirage, que perdeu 12% a 1080p com definições ultra. Jogos como Stalker 2 e Microsoft Flight Simulator 2024 mostraram melhorias marginais ou consistência, mas foram casos isolados. No geral, evitar a Nvidia App melhorou consistentemente os resultados, com os impactos de desempenho a serem independentes da resolução e definições escolhidas.

Testes com hardware de gama alta, como uma RTX 4080 Super e um Ryzen 7 9800X3D, revelaram perdas ainda maiores, indicando que GPUs topo de gama podem ser mais afectados.
Sendo este um sector em que muitos utilizadores fazem tudo o que podem para ganhar alguns preciosos frames por segundo extra, parece estranho que a Nvidia não tenha detectado este problema durante a fase de testes, e tenha avançado com o lançamento global da app apesar desta penalização nos jogos.


Actualização: Como correcção temporária a Nvidia diz para se desactivar os filtros em Settings > Features > Overlay > Game Filters and Photo Mode para evitar a perda de desempenho.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)