2025/01/04

BTF3.0 livra PC de cabos entre fonte, motherboard e placa gráfica

A equipa DIY-APE demonstrou o padrão BTF3.0, que visa eliminar os cabos entre a fonte de alimentação, motherboard e placa gráfica nos PCs.

Criado para libertar os PCs da confusão de cabos, o BTF3.0 adopta um conector de 50 pinos capaz de fornecer até 1.500 W directamente aos componentes como CPU e GPU.

O ecossistema BTF3.0 inclui uma motherboard protótipo Z890 da Colorful, emparelhada com uma placa gráfica Asus TX Gaming RTX 4070 12G-BTF equipada com o conector GC-HPWR. A energia é fornecida através da motherboard e do slot PCIe, garantindo potência suficiente até para a futura geração de placas RTX 50xx e resolvendo problemas comuns, como falhas nos cabos de alimentação e fichas das placas gráficas devido às potências elevadas. A abordagem do DIY-APE também minimiza a necessidade de cabos SATA ao favorecer o armazenamento M.2, tornando as montagens ainda mais organizadas.
No entanto, o sucesso do BTF3.0 depende da colaboração de diversos intervenientes, que passam tanto pelos fabricantes de motherboards, placas gráficas e fontes de alimentação, como também dos fabricantes de caixas. Embora marcas como Asus e MSI estejam a apoiar este novo sistema, ainda deverá demorar algum (bastante) tempo para se saber se realmente este sistema irá tornar-se no próximo passo evolutivo da construção de PCs.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)